Monday, November 19, 2012

ROJÕES COM CASTANHAS

O que levam? Pouca coisa, mas ainda é alguma coisita! 

1 Kg de carne de porco com alguma gordura; 500grs de castanhas; 2 cabeças de dentes de alho; Sal q.b.; Ervas aromáticas: 1 raminho de alecrim, 2 folhas de louro, 1 molhinho de salsa; 1 malagueta; 2 Cravinhos; 1 copo de vinho branco; 2 colheres de banha de porco; Sal e pimenta q.b.

Como fazer? Vá, calma, é fácil e não dá assim tanto trabalho! Ora vamos lá..

Com uma faca (um garfo não dá!) é só cortar a carne em pedaços, nem muito grandes nem muito pequenos. Derreter a banha num tacho e juntar a carne. Tapar e mexa de vez e quando (pode ir vendo a novela, mas cuidado para não esturricar a carne!). Juntar as castanhaas, ervas aromáticas e a malagueta, temperar de sal e pimenta. Adicionar os cravinhos os dentes de alho cortados ao meio. Deixar apurar uns 15 minutos. Juntar o vinho branco, pode ser um vinho daqueles que abriu, provou e não gostou... e tapar. Cozinhar durante mais 40 minutos, até o molho ficar bem reduzido e os rojões ganharem uma cor bem douradinha e um pouco tostadinhos. Para acompanhar os ditos, pode optar por batatinha cozida, uma salada ou com fatias de pão, centeio ou broa de milho.

E claro, não pode faltar um bom vinho tinto português, não muito fresco! E de preferência um vinho encorpado, para dar enfâse aos belos dos rojões!

No comments:

Post a Comment

THE SERENITY PRAYER

GOD GRANT ME THE SERENITY
TO ACCEPT THE THINGS I CANNOT CHANGE;
COURAGE TO CHANGE THE THINGS I CAN;
AND WISDOM TO KNOW THE DIFFERENCE.

LIVING ONE DAY AT A TIME;
ENJOYING ONE MOMENT AT A TIME;
ACCEPTING HARDSHIPS AS THE PATHWAY TO PEACE;
TAKING, AS HE DID, THIS SINFUL WORLD
AS IT IS, NOT AS I WOULD HAVE IT;
TRUSTING THAT HE WILL MAKE ALL THINGS RIGHT
IF I SURRENDER TO HIS WILL;
THAT I MAY BE REASONABLY HAPPY IN THIS LIFE
AND SUPREMELY HAPPY WITH HIM
FOREVER IN THE NEXT.
AMEN.

--REINHOLD NIEBUHR