Monday, November 19, 2012

MAÇA ASSADA NO FORNO COM VINHO DO PORTO



Uma delícia da gastronomia portuguesa, que permite sentir o sabor autêntico de dois produtos de excelência em Portugal, a maçã e o Vinho do Porto.

Como fazer? Primeiro deverá plantar uma macieira, não dá trabalho e daqui a uns anos terá maçãs para dar... e vender. Equanto isso, junto aí 10 maçãs, açúcar, canela em pó ou em pau e um bom Vinho do Porto.

Depois é muito simples. Na calma da manha prévia a um almoço de sábado, sinta o cheiro de uma boa maçã. Passe-as por água, de preferência tirada do poço, e com a ajuda de uma faca de cozinha retire o núcleo da maçã (caroços). Depois coloque as maçãs num recipiente que possa ir ao forno e no meio de cada uma das belas maçãs deverá, sem stress, colocar 1 colher pequena de açúcar com 1 de canela em pó ou, eu prefiro, colocar um pau de canela.

E agora vem a melhor parte! Vá, abra uma garrafa de um bom Vinho do Porto. ATENÇÃO: Não beber tudo! Guarde um bocadinho para a receita! Então, depois de abrir a garrafa e de beber um pouco (vá, ninguém vê...) é colocar um pouco de Vinho do Porto e levar ao forno durante 45 minutos a 180º.

Convém durante a cozedura ir deitando um olhito e já agora faça isto: abra o forno e irá ver que as ditas vão deitando um molho durante a cozedura, pelo que deverá deitar o mesmo em cima das maçãs, duas vezes pelo menos.

Depois? Depois é só servir quente ou frio! E se sobrou algum Vinho do Porto da garrafita, ponha-a em cima da mesa, com uns cálices... é que no fim de uma ou duas maçazitas normalmente o sabor fica na boca e um Portinho cai sempre bem!

BOM APETITE! :)


Receita: Zeza Cruz
Foto e texto: Paulo Costa

No comments:

Post a Comment

THE SERENITY PRAYER

GOD GRANT ME THE SERENITY
TO ACCEPT THE THINGS I CANNOT CHANGE;
COURAGE TO CHANGE THE THINGS I CAN;
AND WISDOM TO KNOW THE DIFFERENCE.

LIVING ONE DAY AT A TIME;
ENJOYING ONE MOMENT AT A TIME;
ACCEPTING HARDSHIPS AS THE PATHWAY TO PEACE;
TAKING, AS HE DID, THIS SINFUL WORLD
AS IT IS, NOT AS I WOULD HAVE IT;
TRUSTING THAT HE WILL MAKE ALL THINGS RIGHT
IF I SURRENDER TO HIS WILL;
THAT I MAY BE REASONABLY HAPPY IN THIS LIFE
AND SUPREMELY HAPPY WITH HIM
FOREVER IN THE NEXT.
AMEN.

--REINHOLD NIEBUHR